Monday 3 June 2013

Abusos Contra Protestantes Pacíficos na Turquia

Fonte: Occupy Gezi e Reuters

A Anistia Internacional e ativistas locais estão denunciando o uso abusivo de força policial em Istambul, contra protestos pacíficos que estão acontecendo na capital turca.

Para saber mais detalhes, sugiro os seguintes links:

http://defnesumanblogs.com/2013/06/01/what-is-happenning-in-istanbul/
http://humanrightsturkey.org/2013/06/01/abuses-against-protestors-in-turkey-amnesty-calls-for-urgent-action/
http://blog.amnestyusa.org/europe/protests-in-turkey-three-steps-you-can-take-now-to-halt-police-repression/

A Anistia Internacional sugere que mandemos cartas e emails às embaixadas e consulados turcos de nossos países como forma de aumentar a pressão internacional sobre o caso.
O email da embaixada turca em Brasília parece não funcionar, mas consegui mandar o seguinte email para o consulado turco de São Paulo (consulate.saopaulo@mfa.gov.tr):

"Bom dia Srs,


Quero expressar aqui, como membro da Anistia Internacional e cidadão que luta pela liberdade individual, minha profunda preocupação com o rotineiro uso abusivo de força policial contra diversos protestos pacíficos na capital do seu país, apenas 4 semanas atrás.
Sabemos que o governo tem tentado de todas as maneiras bloquear o acesso à internet nessas áreas como forma de esconder essa situação vergonhosa, mas saibam que ainda sim estamos acompanhando esses acontecimentos muito de perto.
O uso de gás lacrimogêneo em protestantes pacíficos e em espaços confinados onde podem causar danos sérios à saúde é inaceitável. O uso abusivo da força policial, como é visto nesse caso, é uma séria violação aos padrões internacionais de direitos humanos e deve cessar imediatamente.
Dispersar assembleias pacíficas é uma decisão que deve ser tomada somente em último caso e que deve levar em conta necessidade e proporcionalidade. Padrões internacionais estabelecem que para dispersar assembleias, a polícia deve evitar o uso da força ou restringir esse uso ao mínimo necessário, o que claramente não está acontecendo neste caso.
A Anistia Internacional pede às autoridades do seu país que conduzam uma investigação imparcial, independente e rápida para investigar o uso excessivo de força policial para assegurar que qualquer autoridade policial responsável por uso abusivo e arbitrário de força seja devidamente processada. Também pedimos que as autoridades do seu país assegurem o aos seus cidadãos o direito de se unirem em assembleias pacíficas e seus direitos de expressão.

Att

Caio Bertazzoli"

No comments:

Post a Comment

Thank you for your contribution. We kindly request you not to use offensive or intolerant language. Peace!